sábado, 16 de outubro de 2010

Mais um pouco de forró

Olá pessoal .. Salve salve simpatia!! Boa Tarde!!

Aqui estou eu novamente postando para vocês o restante sobre a história do forró..

O forró tornou-se um fenômeno pop em princípios da década de 1950. Em 1949, Luiz Gonzaga gravou "Forró de Mané Vito", de sua autoria em parceria com Zé Dantas e em 1958, "Forró no escuro". No entanto, o forró popularizou-se em todo o Brasil com a intensa imigração dos nordestinos para outras regiões do país, especialmente, para as capitais: Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo.

Nos anos 1970, surgiram, nessas e noutras cidades brasileiras, "casas de forró". Artistas nordestinos que já faziam sucesso tornaram-se consagrados (Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Trio Nordestino, Genival Lacerda) e outros surgiram.
Depois de um período de desinteresse na década de 1980, o forró ganhou novo fôlego da década de 1990 em diante, com o surgimento e sucesso de novos trios e artistas de forró.

O forró é dançado ao som de vários ritmos brasileiros tipicamente nordestinos, entre os quais destacam-se: o xote, o baião, o xaxado, a marcha (estilo tradicionalmente adotado em quadrilhas) e coco. Outros estilos de forró são: o forró universitário, uma revisitação do forró tradicional (conhecido como forró pé-de-serra) e o forró eletrônico ou estilizado (que, para alguns, não é considerado forró).

Existem diversos artistas que, entre outras modalidades, também contribuíram, sejam como compositores sejam como intérpretes, com diversos gêneros do forró. Alguns dos mais destacados compositores brasileiros de músicas de forró são:

Alceu Valença
Dominguinhos
Elba Ramalho
Genival Lacerda
Jackson do Pandeiro
Luiz Gonzaga
Marinês
Rita de Cássia
Sivuca
Zé Ramalho e dentre tantos outros ..

A partir de meados da década de 80, com a saturação do forró tradicional (Conhecido como pé-de serra), surgiu no Céará um novo meio de fazer forró, com a introdução de instrumentos eletrônicos (tais como guitarra, bateria e baixo). Também as letras deixaram de ter como o foco a seca e sofrimento dos nordestinos, e passou a abordar conteúdos que atraíam os jovens..
O forró é dançado em pares que executam diversas evoluções, diferentes para o forró nordestino e o forró universitário:

O forró nordestino é executado com mais malícia e sensualidade, o que exige maior cumplicidade entre os parceiros. Os principais passos desse estilo são a levantada de perna e a testada (as testas do par se encontram, conhecido também como "xamego")

O forró universitário possui mais evoluções .. alguns de seus passos são:

Dobradiça - abertura lateral do par;
Caminhada - passo do par para a frente ou para trás;
Giro simples - tanto do cavalheiro quanto da dama;

.. E tantos e tantos outros que para conhecê-los a fundo nada melhor que vivenciar na prática em uma excelente aula de forró .. tenho certeza que vocês vão adorar!!

Ressaltando que hoje (16/10) a partir das 22:00hs haverá um bailinho em nossa academia .. no Kesley Martins Centro de Dança situado na Av. T-09 esquina com a rua C-155 n°2.227 Jardim América .. fone 3285-1072 .. venha conhecer de perto tanto o forró quanto os demais estilos/modalidades de dança .. estaremos esperando por vocês ..

(Colaboração histórica: Wikipédia)

Espero que vocês tenham gostado..

Bjs carinhosos da

Dé .. ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário